Plástica Abdominal

A dermolipectomia é uma cirurgia que se destina a retirar determinada quantidade de pele e gordura do abdome. Favorece a perda de peso, todavia, não é a quantidade de gramas retiradas que definirá o resultado estético final, mas, sim, a manutenção da proporcionalidade e da harmonia do corpo como um todo.

Paradoxalmente, os abdomens que apresentam os melhores resultados são aqueles onde se fazem as menores retiradas, como os casos de flacidez pós-parto, com predominância de pele sobre pequena quantidade de gordura localizada.

Contudo, nos casos onde o peso do(a) paciente se apresente acima do normal, bons resultados também poderão ser atingidos, em especial se associados a tratamentos clínicos ou fisioterápicos para aquelas outras partes do corpo que, de igual maneira, também apresentem excesso de gordura, pois a beleza é sempre representada pela harmonia havida entre todas as partes do corpo.

O tempo de cirurgia é em média de 3 horas.

A anestesia empregada é geralmente a anestesia geral. Em casos especiais poderá ser utilizada a peridural ou similar; ou ainda, local sob sedação.

Nos primeiros meses após a cirurgia é normal que o abdome apresente uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de edema (inchaço), o que regredirá espontaneamente. Quanto ao umbigo, será utilizado o umbigo do(a) próprio(a) paciente, que é transplantado e se necessário remodelado, portanto ao redor dele também haverá um cicatriz. A cicatriz da dermolipectomia localiza-se horizontalmente acima da implantação dos pêlos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, na dependência do volume do abdome a ser corrigido.

A dor desse tipo de cirurgia apresenta-se de leve a moderada, sendo bem tolerada com o uso de analgésicos.