Rinoplastia

A Rinoplastia é uma das mais antigas e tradicionais cirurgias no âmbito da cirurgia plástica, pois os cirurgiões indianos já a praticavam há dois mil anos. É um tipo de cirurgia muito notada por seus resultados, devido ao fato de modificar sensivelmente a face do(a) paciente. 

Busca-se, através dessa intervenção, não só o resultado estético, mas uma melhor funcionalidade do nariz, com preservação dos seus elementos anatômicos nobres. Alguns pacientes relatam melhora e, até, o desaparecimento de sintomas crônicos, como coriza constante, todavia isto não pode ser assegurado para todos os casos, pois está relacionado à resposta orgânica do(a) paciente que é individual e, portanto, personalíssima.

Em média o tempo de duração do ato cirúrgico é de 90 minutos, podendo ser aumentado dependendo do caso clínico.

A anestesia usada pode ser tanto local quanto a geral, ou ainda, associadas depende do acordo médico-paciente.

Quanto a escolha do novo nariz o paciente tem total liberdade, dentro de um certo limite, que é determinado pelo equilíbrio estético que deverá haver entre o nariz e a face, o que será fruto de um detalhado estudo entre o(a) paciente e o(a) cirurgião(ã). Alguns exemplos podem ser dados por imagens, montagens, estudo gráfico do perfil, máscaras de gesso, etc.