Lipoaspiração/Lipoescultura

Lipoaspiração é o nome dado a uma técnica que consiste em retirar o excesso de gordura através de um aparelho de sucção ou seringas. Por sua vez, a lipoescultura consiste em utilizar a própria gordura retirada com a finalidade de modelar partes do corpo ou preencher depressões. 

Ambas são procedimentos que podem ser realizados isoladamente ou associados com outras intervenções, tais como as plásticas totais ou parciais de abdome ou de face. A técnica de lipoaspiração é consagrada dentro do arsenal da cirurgia plástica, com indicações precisas para correção do contorno corporal em relação à distribuição do tecido adiposo subcutâneo. A cirurgia de lipoaspiração não tem indicação para emagrecimento.

Geralmente a cirurgia de lipoaspiração é realizada sob anestesia peridural com sedação, mas pode ser feita com anestesia local e sedação ou até mesmo sob anestesia geral conforme o caso necessitar. A técnica a ser ministrada é esclarecida ao(à) paciente. O período de recuperação é variável de pessoa para pessoa, mas, em média, no caso de uma grande lipo, em torno de 10 dias, nos casos menores varia de 3 à 5 dias. 

A partir daí o(a) paciente começa a ter condições para trabalhar, ainda que com restrições. Edemas e equimoses até o 20º dia de pós-operatório as equimoses (manchas roxas) estarão presentes e fazem parte de um quadro normal de lipo. Este prazo, porém pode ser maior ou até menor, variando de pessoa para pessoa. Já o edema - inchaço - diminui cerca de 50 % a 60% no primeiro mês, sendo que o restante diminui gradativamente durante os próximos 5 meses. 

As regiões que receberam enxerto de gordura merecem um cuidado especial, não devendo haver pressão nesses locais pelo período de 15 dias para evitar a reabsorção da gordura enxertada. O modelador deverá ser usado de 30 à 45 dias e a placa cerca de 20 dias a lipoaspiração é considerada uma das mais incômodas cirurgias plásticas e isso se deve ao fato de ser manipulada uma grande área do corpo; todavia, a sensação dolorosa que existe é quando o(a) paciente se movimenta. 

O resultado final de uma lipo costuma ser melhor avaliado e visível após o 90º dia, idealmente, a avaliação final deve ser feita após 180 dias, podendo este espaço temporal variar de paciente para paciente.