A cirurgia intima feminina, também chamada de vaginoplastia ou cirurgia vaginal, é o procedimento cirúrgico indicado para corrigir alterações da estética vaginal.
Entre os motivos mais comuns que fazem as mulheres recorrerem a cirurgia intima estão um excesso de tamanho dos pequenos ou dos grandes lábios vaginais ou ainda o monte pubiano muito volumoso, o que muitas vezes até impede o uso de calças muito justas ou biquínis. Além disto existem mulheres que se queixam do murchamento vaginal e escurecimento da mucosa da vagina.
Para cada tipo de problema apresentado, será realizado um tipo específico de cirurgia intima:
Grandes Lábios volumosos (labioplastia): essa cirurgia é indicada para diminuir o tamanho dos grandes lábios. A maior causa do excesso de desenvolvimento dos lábios vaginais é genética. Porém existem casos provocados pelo uso de anabolizantes com o objetivo de ganhar massa muscular.
Estes hormônios masculinos provocam como efeito colateral na mulher um aumento do clitóris e dos pequenos lábios vaginais. Se o púbis for volumoso, a lipoaspiração pubiana é o tratamento mais indicado. Se houver uma hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios ou grandes lábios é realizado a retirada cirúrgica do tecido em excesso e dado pontos na região, que caem sozinhos após cerca de 20 dias. É recomendado um período de abstinência das relações sexuais por 30 dias.
Murchamento vaginal: A correção é feita enxertando-se biomateriais (bioplastia) ou gordura da própria paciente, restaurando o volume dos lábios e recuperando a anatomia da região. Essa cirurgia intima é realizada com anestesia local, possui duração de cerca de 30 minutos, e a paciente é liberada logo após, sem necessidade de internação hospitalar. A recuperação nesse tipo de cirurgia intima dura em média 7 dias.
Monte de Vênus volumoso: Em algumas mulheres, pode ocorrer acumulo de gordura na região acima do púbis, provocando uma inestética elevação na região, percebida principalmente com o uso de calças mais justas. Nesse caso é indicada a lipoaspiração na região pubiana.
Na maior parte dos casos, esse tipo de cirurgia intima é realizada com anestesia local, dura cerca de 40 minutos e a paciente recebe alta logo após o procedimento. A paciente pode retornar as atividades normais geralmente em até 48 horas após a cirurgia.